quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Comentário David Serras Pereira

“Boas... Falei com a Elisa ontem e ainda fiquei a gostar mais do desenvolvimento deste documentário. Gostaria de acrescentar uma coisa em relação à ideia de pantalassa, pangeia e a ligação que vejo neste conceito qt à forma de arte ou de sensibilidade humana com as matrioskas. Enquanto fui absorvendo a ideia de Pantalassa numa analogia bem ao modo de teoria de Gestalt, fui reconhecendo este aspecto:

Parece-me que Pantalassa (aquela água envolvente) traduz-se num certo conhecimento que o Homem adquire e a Pangeia a sensibilidade de traduzir aquilo que o Homem sente.

Portanto a divisão da Pangeia que assistimos, não é mais que a DIVISÃO da sensibilidade humana pelas diversas Artes causadas pelas correntes de experiência... de conhecimento (Pantalassa). Deste modo, e apenas supondo, a moral do documentário seria qq coisa deste género: a divisão das artes existe por causa das correntes de conhecimento que o Homem vai adquirindo ao longo do tempo.

A prova de que isto é ou pode ser apresentado assim:
Segundo o antigo mundo grego* as artes dividiam-se em duas derivadas do conhecimento empírico do mundo: as artes de Apolo e as de Dionisio. Apolo são as artes vísiveis ao Homem (i.e arquitectura, teatro…) as de Dionisio as invisíveis (i.e música) “

*Nascimento da tragédia - freud

2) Elisa os meus comentários acima são apenas ideias sugeridas do que li no blog. Entretanto vi a tua apresentação mas não vi em detalhe… podes enviar-me por email?

1 comentário:

David Serras Pereira disse...

errata: onde se lê Nascimento da tragédia, Freud... queria dizer Origem da tragédia de Nietzsche.