quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Nota de Intenções

PANTALASSA
(mar que envolvia o continente único denominado Pangeia, na época mesosóica)

um documentário de Ricardo Viana e Elisa Couto Rodrigues sobre a obra do Músico / Designer / Engenheiro Victor Gama.



O objectivo deste projecto é documentar a obra de Victor Gama e a sua relação com a música. O experimentalismo e os conceitos teóricos usados para a concepção dos instrumentos que produz são o ponto chave na estrutura deste trabalho.
De seu nome Pangeia (teoria do Continente Original), os instrumentos são criados como que se fossem miniaturas do mundo. Uma junção multicultural que se baseia no modo Goliano em que a composição musical envolve a criação do objecto tridimensional que é o instrumento. Para Victor, não existem instrumentos tradicionais, mas sim uma evolução e mutação das culturas inter-continentais. Diria que na mesma forma que existem espécies de animais, racionais e irracionais, comuns em todos os continentes com pequenas alterações ou mutações que se verificam desde a pré-história, os instrumentos sofreram a mesma evolução.
Os seus instrumentos são uma mistura de conceitos e materiais vindos de zonas mais remotas de África ou América do Sul com a aplicação de modernas técnicas de engenharia como corte a laser, rapid prototyping ou modelação 3d em computador.
É nossa intenção documentar a biografia e evolução do artista, o processo criativo e técnico da construção dos instrumentos, o seu manuseamento e a respectiva performance ao vivo.
É ainda do interesse deste documentário, a apresentação de outros projectos paralelos como:
• O projecto Tsikaya que apresenta as gravações e colaborações feitas nas aldeias remotas de África, em que os artistas aproveitam para compor canções com mensagens de pedido de ajuda;
• As colaborações com artistas internacionais e outros projectos experimentais.

Sem comentários: